
Cirurgias Abertas
Não é prática recente, remontando à antiguidade, mas teve grande expansão no século 20. Apesar de ser cirurgias mais tradicionais, têm indicações precisas e eletivas, cabendo ao cirurgião indicá-las quando necessário, a depender de cada caso e resultado esperado.

Cirurgias por Vídeo
A Laparoscopia se refere a uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva, muito utilizada em cirurgias ginecológicas. Tem como vantagem ocasionar um menor trauma cirúrgico, menos sangramento durante a cirurgia, menor dor pós-operatória, recuperação pós-cirúrgica mais rápida e um retorno mais rápido às atividades habituais, além de menores cicatrizes. A Histeroscopia é uma técnica da área da ginecologia que efetua a inspeção médica da cavidade uterina através de endoscopia. Permite o diagnóstico de patologias intrauterinas e serve como método para intervenção cirúrgica.

A importância do Pós- Operatório
Tão importante quanto o procedimento cirúrgico em si, é o acompanhamento pós- operatório. Saber diferenciar complicações esperadas de intercorrências que exijam maiores intervenções é nossa obrigação. O acompanhamento cirúrgico se estende durante toda a internação da paciente até a alta após retornos subsequentes. As pacientes recebem os termos de conscentimento e as devidas orientações para um procedimento seguro.